Quem somos
A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo, Abespetro, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de história. Seu Estatuo inclui, entre outros objetivos:
“Promover a defesa dos interesses coletivos das Associadas perante o poder público vinculado às esferas Federal, Estadual e Municipal, agências e/ou órgãos reguladores e demais entidades da Administração Pública direta ou indireta, bem como a outras entidades de classe e a indústria em geral”
A Abespetro representa as empresas que desenvolvem as inovações e produzem os bens e serviços utilizados pelas petroleiras e empresas de energia para produzir petróleo, gás natural e energias renováveis.
História
A Abespetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo) foi fundada em 8 de março de 2004. São mais de 20 anos atuando para fortalecer o sistema produtivo representado pelas empresas que inovam e produzem os bens e serviços utilizados na produção de energia.
Missão
A razão da criação e da existência da Abespetro é melhorar o ambiente de negócios em que suas empresas atuam e, por conseguinte, aumentar progressivamente a atividade econômica do sistema produtivo por elas composto.
Visão
A Abespetro enxerga o Brasil caminhando continuamente para tornar-se um dos países que mais desenvolve inovações, produz, atende o mercado local e exporta bens e serviços para os países que produzem petróleo e que avançam na transição energética e nas respostas aos desafios climáticos enfrentados pelo planeta.
Além de contribuir com a superação destes desafios globais, a Abespetro enxerga a cadeia produtiva brasileira como setor econômico cada vez mais vibrante e com geração de muitos empregos de alta qualificação e remuneração, exercendo papel de indutor de crescimento econômico geral do Brasil.
Comitês
A missão da Abespetro é cumprida por meio de interações com as organizações públicas e privadas que influenciam a dinâmica da atividade econômica da cadeia produtiva de petróleo e energia.
Estas interações são guiadas e fundamentadas nos resultados das ações dos organismos internos da Abespetro. Entre eles, destacam-se seus Comitês Temáticos.
Os Comitês Temáticos são compostos por centenas de profissionais especializados nos diversos temas de interesse da indústria de petróleo e energia. Nestes Comitês, as associadas da Abespetro analisam desafios e gargalos, priorizam-nos e formulam sugestões de melhorias para os assuntos de maior interesse das empresas.
Jurídico
O Comitê Temático Jurídico tem por objetivo melhorar o arcabouço jurídico e regulatório geral do setor de petróleo, com atuação transversal e ativa com outros Comitês Temáticos. Entre suas atividades específicas, estão a revisão e aprimoramento de modelos e cláusulas dos contratos entre empresas da cadeia produtiva e as petroleiras.
SMS
O Comitê Temático de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) tem
por objetivo aprimorar as regras, protocolos e requisitos que influenciam as
condições de segurança, ambiente e saúde dos profissionais do setor nos
ambientes offshore e onshore.
Pessoas
O Comitê Temático de Pessoas tem por objetivo formular e implementar programas e projetos para formar profissionais especializados no setor de petróleo e para aumentar a diversidade e a inclusão de pessoas no setor. Entre outras iniciativas, destaca-se o programa de forma1ção e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD).
Tributário
O Comitê Temático Tributário tem por objetivo formular e defender melhorias para as regras tributárias que viabilizam e estimulam o desenvolvimento econômico do setor de petróleo, como, por exemplo, o Repetro. O Comitê Temático Tributário interage com a Receita Federal, as Secretarias Estaduais da Fazenda e outras instituições que também influenciam as regras tributárias aplicadas à cadeia produtiva do setor de petróleo e energia.
Aduaneiro
O Comitê Temático Aduaneiro tem por objetivo analisar, sugerir aperfeiçoamentos e defender melhorias dos procedimentos de importação e exportação de bens e serviços de petróleo e energia. Um dos seus principais interlocutores é a Receita Federal do Brasil, a quem diversos de seus pedidos são endereçados.
Política Industrial
O Comitê Temático de Política Industrial tem por objetivo analisar e sugerir melhorias para as regras que influenciam a dinâmica da cadeia produtiva do setor de petróleo e energia. Entre os temas específicos tratados estão as regras de conteúdo local, as regras de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), as regras de compras públicas (Lei 13.303), e outras que influenciam o desempenho e as estratégias das empresas.
Faça parte dessa história: associe-se!
Estamos prontos para auxiliar, promover e defender todas as empresas a nós associadas perante o poder público, indústrias, entre outros. Não perca tempo, entre nessa história de crescimento!
Parceiros
Equipe
Conheça a equipe da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro).
Presidente Executivo:
Telmo Ghiorzi
Vice-Presidente Executivo:
Breno Medeiros
Conselho Administrativo:
Francesco Santoro
Hugo Neto
Ivan Cruz
Jonas Lobo
Lauro Puppim (Vice-Presidente)
Luana Duffe
Rodrigo Ribeiro (Presidente)
Simão Silva
Conselho Fiscal:
Luiz Capellotto (Titular)
Guilherme Coelho (Titular)
André Ribeiro (Suplente)
David Richardson (Suplente)
Edmundo Falcão (Suplente)
Luiz Capellotto
Guilherme Coelho
André Ribeiro
Edmundo Falcão
Jorge Mitidieri
Corpo técnico:
Herica Kruger – Coordenadora Administrativa e de Conformidade
Mônica Bastos Glod – Coordenadora Administrativa Sênior
Tércio Pinho – Analista de Políticas Públicas
Presidente do Conselho Consultivo:
Adyr Tourinho
Conselho Consultivo:
Cláudio Makarovsky
Jose Firmo
Paulo Cesar Martins
Antônio Primo Ferreira
David Richardson
Mauricio Figueiredo
Ricardo Aboud
José Adami
Paulo Sabino
Sancler Soares Cardozo
Dayane Oliveira de Souza
Maite Demarco
Coordenação dos Comitês Temáticos:
Amanda Pires – Aduaneiro
Bianca Lima – Aduaneiro
Rayanne Marinheiro – Jurídico
Miriam Yanikian – Jurídico
Silvia Nunes – Pessoas
Mirian Rodrigues Ataíde Cardoso – Pessoas
Thereza Moreira – Política Industrial
Guilherme Matos – Política Industrial
José Saturnino – SMS
Emanuel Carlos Veiga – SMS
Carlos Chambarelli – Tributário
Carlos Trugilho – Tributário