Quem somos

A ABESPetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo) é uma associação civil, sem fins econômicos, com quase 20 anos de história, cujo papel é, como reza seu Estatuto:

“Promover a defesa dos interesses gerais e legítimos das Associadas perante o poder público vinculado às esferas Federal, Estadual e Municipal, agências e/ou órgãos reguladores e demais entidades da Administração Pública direta ou indireta, bem como a outras entidades de classe e a indústria em geral”.

Hoje, a ABESPetro representa todos os setores compreendidos pelos fornecedores que oferecem exclusivamente bens e serviços às petroleiras e reúne as empresas que atuam mais próximo delas no desenvolvimento de seus projetos. Praticamente tudo o que o público geral vê ou conhece em termos de equipamentos do setor pertence e/ou é operado por empresas da ABESPetro.

História

A ABESPetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo) foi fundada em 08 de março de 2004, e é uma associação civil, sem fins econômicos, que nasceu de uma das subcomissões do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), especificamente a Comissão de Companhias de Serviço Offshore.

A partir daí, surge, então, a necessidade de criar uma entidade ou associação independente que, em diversos âmbitos, pudesse representar os interesses comuns das empresas de serviço de petróleo.

Missão

Representar nossos associados junto à sociedade e, em particular, à Indústria do Petróleo, visando a prestação de serviços com crescente qualidade, segurança e respeito ao meio-ambiente e à legislação;

Promover a defesa dos interesses gerais e legítimos dos associados estimulando a cooperação entre os diferentes segmentos da Indústria do Petróleo;

Dar aos nossos associados a orientação, assistência e representação em matérias de interesse comum de natureza econômica ou jurídica.

Comitês

As empresas associadas da ABESPetro reúnem-se mensalmente, por meio de seus representantes, em encontros realizados nos seus comitês permanentes.

Conteúdo Local

O comitê trabalha para o aprimoramento das regras de conteúdo local e tem como um dos seus principais interlocutores a ANP, com quem realiza reuniões mensais para tratar de uma agenda propositiva no que tange à legislação de Conteúdo Local.

Jurídico

O comitê Jurídico trabalha fortemente junto as principias operadoras. Um dos seus primordiais interlocutores é a Petrobras, com quem o comitê, através de reuniões mensais, endereça questões referentes ao aprimoramento de clausulas contratuais.

Logística

O comitê de Logística tem como principal foco os procedimentos de importação e exportação. Um dos seus principais interlocutores é a Receita Federal do Brasil, a quem seus pleitos, por mais clareza e segurança jurídica, são endereçados.

QSMS

O comitê de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) foca na Agenda de revisão regulatória do ME/SIT (NR'S) e trabalha para a harmonização dos protocolos e requisitos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo.

RH

O comitê de Recursos Humanos foca no debate, na constante aprimoração das Relações Trabalhistas e na parceria com diversas instituições, buscando melhorar a capacitação de profissionais para a indústria. Além disso, tem como principal interlocutor o MPT, com quem a ABESPetro firmou um Termo de Cooperação, Inclusão e Desenvolvimento para PCD's.

Tributário

O comitê Tributário tem como principal foco o regime Repetro Sped/Industrialização, além de questões relacionadas ao RICMS/RJ, saldo credor acumulado do ICMS e utilização de armazéns de titularidade de terceiros. Seus principais interlocutores no endereçamento de pleitos são a SEFAZ, COSIT e COANA.​​

Tecnologia & Inovação

Comitê criado com a missão de contribuir para a construção de um ecossistema de Tecnologia & Inovação na cadeia de óleo e gás.

Espaço aberto com homens em serviço de construção

Faça parte dessa história: associe-se!

Estamos prontos para auxiliar, promover e defender todas as empresas a nós associadas perante o poder público, indústrias, entre outros. Não perca tempo, entre nessa história de crescimento!

Parceiros

Equipe

Conheça a equipe da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro). Os integrantes da Diretoria, Secretaria Executiva, Consultor de RI, Conselho Consultivo, Conselho Fiscal e da Coordenação dos Comitês Temáticos.

Diretor Presidente:
Rodrigo Ribeiro

Diretores:
Bruno Freitas
Lauro Puppim
Luana Duffe
Marcos Villela

Secretário Executivo:
Telmo Ghiorzi

Consultor de Relações Institucionais:
Gilson Freitas Coelho

Corpo técnico:
Herica Kruger Nuernberg – Assistente Administrativo Pleno
Mônica Bastos Glod – Coordenadora Administrativa Sênior
Lucas Paiva – Assistente Administrativo Jr

Presidente do Conselho Consultivo:
Adyr Tourinho

Conselho Consultivo:
Cláudio Makarovsky
Jose Firmo
Paulo Cesar Martins
Antônio Primo Ferreira
David Richardson
Mauricio Figueiredo
Ricardo Aboud

Conselho Fiscal:
David Richardson
Edmundo Falcão
Leonardo Guimarães
Adyr Tourinho
Carlos Tadeu
Marcio Robles

Coordenação dos Comitês Temáticos:

Robertha Marques – Comitê Conteúdo Local
Thereza Moreira – Comitê Conteúdo Local
Carolina Cunha – Comitê Jurídico
Patricia Marques – Comitê Jurídico
Bianca Lima – Comitê Logística
Amanda Pires – Comitê Logística
Marco Aurelio – Comitê QSMS
José Saturnino – Comitê QSMS
Edio Vaz – Comitê RH
Loan Reis – Comitê RH
Guilherme Pinto – Comitê Tecnologia & Inovação
Ivan Cruz – Comitê Tecnologia & Inovação
Carlos Chambarelli – Comitê Tributário
Carlos Trugilho – Comitê Tributário

Newsletter ABESPetro

Esteja sempre atualizado recebendo as últimas notícias e informações da associação e o do setor.