Quem somos

A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo, Abespetro, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de história. Seu Estatuo inclui, entre outros objetivos:

“Promover a defesa dos interesses coletivos das Associadas perante o poder público vinculado às esferas Federal, Estadual e Municipal, agências e/ou órgãos reguladores e demais entidades da Administração Pública direta ou indireta, bem como a outras entidades de classe e a indústria em geral”

A Abespetro representa as empresas que desenvolvem as inovações e produzem os bens e serviços utilizados pelas petroleiras e empresas de energia para produzir petróleo, gás natural e energias renováveis.

História

A Abespetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo) foi fundada em 8 de março de 2004. São mais de 20 anos atuando para fortalecer o sistema produtivo representado pelas empresas que inovam e produzem os bens e serviços utilizados na produção de energia.

Missão

A razão da criação e da existência da Abespetro é melhorar o ambiente de negócios em que suas empresas atuam e, por conseguinte, aumentar progressivamente a atividade econômica do sistema produtivo por elas composto.

Visão

A Abespetro enxerga o Brasil caminhando continuamente para tornar-se um dos países que mais desenvolve inovações, produz, atende o mercado local e exporta bens e serviços para os países que produzem petróleo e que avançam na transição energética e nas respostas aos desafios climáticos enfrentados pelo planeta.

Além de contribuir com a superação destes desafios globais, a Abespetro enxerga a cadeia produtiva brasileira como setor econômico cada vez mais vibrante e com geração de muitos empregos de alta qualificação e remuneração, exercendo papel de indutor de crescimento econômico geral do Brasil.

Comitês

A missão da Abespetro é cumprida por meio de interações com as organizações públicas e privadas que influenciam a dinâmica da atividade econômica da cadeia produtiva de petróleo e energia.

Estas interações são guiadas e fundamentadas nos resultados das ações dos organismos internos da Abespetro. Entre eles, destacam-se seus Comitês Temáticos.

Os Comitês Temáticos são compostos por centenas de profissionais especializados nos diversos temas de interesse da indústria de petróleo e energia. Nestes Comitês, as associadas da Abespetro analisam desafios e gargalos, priorizam-nos e formulam sugestões de melhorias para os assuntos de maior interesse das empresas.

Jurídico

O Comitê Temático Jurídico tem por objetivo melhorar o arcabouço jurídico e regulatório geral do setor de petróleo, com atuação transversal e ativa com outros Comitês Temáticos. Entre suas atividades específicas, estão a revisão e aprimoramento de modelos e cláusulas dos contratos entre empresas da cadeia produtiva e as petroleiras.

SMS

O Comitê Temático de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) tem por objetivo aprimorar as regras, protocolos e requisitos que influenciam as condições de segurança, ambiente e saúde dos profissionais do setor nos ambientes offshore e onshore.

Pessoas

O Comitê Temático de Pessoas tem por objetivo formular e implementar programas e projetos para formar profissionais especializados no setor de petróleo e para aumentar a diversidade e a inclusão de pessoas no setor. Entre outras iniciativas, destaca-se o programa de forma1ção e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD).

Tributário

O Comitê Temático Tributário tem por objetivo formular e defender melhorias para as regras tributárias que viabilizam e estimulam o desenvolvimento econômico do setor de petróleo, como, por exemplo, o Repetro. O Comitê Temático Tributário interage com a Receita Federal, as Secretarias Estaduais da Fazenda e outras instituições que também influenciam as regras tributárias aplicadas à cadeia produtiva do setor de petróleo e energia.

Aduaneiro

O Comitê Temático Aduaneiro tem por objetivo analisar, sugerir aperfeiçoamentos e defender melhorias dos procedimentos de importação e exportação de bens e serviços de petróleo e energia. Um dos seus principais interlocutores é a Receita Federal do Brasil, a quem diversos de seus pedidos são endereçados.

Política Industrial

O Comitê Temático de Política Industrial tem por objetivo analisar e sugerir melhorias para as regras que influenciam a dinâmica da cadeia produtiva do setor de petróleo e energia. Entre os temas específicos tratados estão as regras de conteúdo local, as regras de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), as regras de compras públicas (Lei 13.303), e outras que influenciam o desempenho e as estratégias das empresas.

Espaço aberto com homens em serviço de construção

Faça parte dessa história: associe-se!

Estamos prontos para auxiliar, promover e defender todas as empresas a nós associadas perante o poder público, indústrias, entre outros. Não perca tempo, entre nessa história de crescimento!

Parceiros

Equipe

Conheça a equipe da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro). 

Presidente Executivo:
Telmo Ghiorzi

Vice-Presidente Executivo:
Breno Medeiros

Conselho Administrativo:
Francesco Santoro
Hugo Neto
Ivan Cruz
Jonas Lobo
Lauro Puppim (Vice-Presidente)
Luana Duffe
Rodrigo Ribeiro (Presidente)
Simão Silva

Conselho Fiscal:
Luiz Capellotto (Titular)
Guilherme Coelho (Titular)
André Ribeiro (Suplente)
David Richardson (Suplente)
Edmundo Falcão (Suplente)
Luiz Capellotto
Guilherme Coelho
André Ribeiro
Edmundo Falcão
Jorge Mitidieri

Corpo técnico:
Herica Kruger – Coordenadora Administrativa e de Conformidade
Mônica Bastos Glod – Coordenadora Administrativa Sênior
Tércio Pinho – Analista de Políticas Públicas

Presidente do Conselho Consultivo:
Adyr Tourinho

Conselho Consultivo:
Cláudio Makarovsky
Jose Firmo
Paulo Cesar Martins
Antônio Primo Ferreira
David Richardson
Mauricio Figueiredo
Ricardo Aboud

Comitê Ética e Conformidade:
José Adami
Paulo Sabino
Sancler Soares Cardozo
Dayane Oliveira de Souza
Maite Demarco

Coordenação dos Comitês Temáticos:
Amanda Pires – Aduaneiro
Bianca Lima – Aduaneiro
Rayanne Marinheiro – Jurídico
Miriam Yanikian – Jurídico
Silvia Nunes – Pessoas
Mirian Rodrigues Ataíde Cardoso – Pessoas
Thereza Moreira – Política Industrial
Guilherme Matos – Política Industrial
José Saturnino – SMS
Emanuel Carlos Veiga – SMS
Carlos Chambarelli – Tributário
Carlos Trugilho – Tributário