Por que a indústria de óleo e gás é essencial para a transição energética?

Segurança energética

O petróleo e o gás natural são importantes insumos de energia para a produção de manufaturados, prestação de serviços, transportes e outras atividades, representando 57% da matriz energética mundial (BP 2021). Garantir a oferta e o abastecimento de óleo e gás natural durante a transição para fontes com menor emissão de carbono é fundamental para a segurança energética e econômica.

Desenvolvimento de tecnologias

Empresas de óleo e gás desenvolvem e investem em grandes oportunidades de redução de emissões, como o aumento da eficiência energética através de avanços tecnológicos, captura de emissões, sistemas de armazenamento de energia, a gestão da produção por meio de ferramentas digitais, termelétricas a gás natural e energia eólica e solar.

Geração de emprego, renda e tributos

A indústria de óleo e gás é um dos setores mais relevantes da economia brasileira. As atividades diretas e de apoio à extração são responsáveis pela maior parte dos 1,6 milhão de empregos na cadeia, que são qualificados e bem remunerados: o salário médio é 5,4 vezes maior que nacional, de acordo com o IBGE. E os tributos também fazem parte da contribuição deste segmento: entre 2019 e 2021, o governo brasileiro arrecadou o equivalente a R$ 288,3 bilhões com o setor.