Nossa indústria tem um papel de indiscutível relevância para o processo de transformação da matriz brasileira e para a própria economia de um país que ainda não atingiu estados avançados de desenvolvimento econômico e social.
Saiba abaixo como o mercado tem se preparado para isso de acordo com o secretário executivo da ABESPetro, Telmo Ghiorzi:
- “A energia do mundo ainda é cerca de 80% dependente de fósseis. Para isso se transformar, vai demorar muitas décadas. Nesse período, quem vai prover energia barata, estável e robusta, permitindo que a transição energética ocorra, é o setor de fósseis.”
- “A ABESPetro observa avanços muito rápidos de algumas associadas e incentiva as outras a irem nesta direção. Não se sabe exatamente ainda quais tecnologias vão vencer. Eólica offshore, injeção, solar no mar? Ninguém sabe se será uma só, se várias vão avançar. O que sabemos é que o gás natural é inevitável: é o combustível da transição.”
- “As empresas estão se preparando para isso, tanto petroleiras quanto a cadeia produtiva. É natural que as atividades se expandam para além do óleo e gás, como eólica offshore e injeção de carbono em reservatórios que já foram depletados. E quem sabe fazer isso é o setor de óleo e gás. A indústria tem várias tecnologias que podem ser usadas para pavimentar a transição.”