Desafios que demandam a atenção do setor de óleo e gás no Brasil

A ABESPetro representa as empresas que fornecem bens e serviços para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, o primeiro elo da cadeia.

E quais são os interesses desse setor? Rodrigo Ribeiro, nosso diretor presidente, e Telmo Ghiorzi, nosso secretário executivo, falaram recentemente sobre quais são os principais desafios que demandam atenção para o desenvolvimento da indústria e do país, em uma entrevista para a Revista digital Oil & Gas Brasil .

Três das nossas principais agendas:

  • Repetro – Assegurar a vigência do Repetro até 2040 é uma providência muito importante para a indústria. Esse regime tributário não é um favor, mas sim um incentivo à produção. Nessa indústria, os investimentos são elevados e a longo prazo e o Repetro é um mecanismo para dar fôlego a esses investimentos intensivos tão necessários no início das operações.
  • Conteúdo local – É importante que este mecanismo seja estruturado de forma a promover o desenvolvimento da indústria nacional, fomentando investimentos estrangeiros e a exportação de bens e serviços, e não seja apenas um mecanismo de reserva de mercado.
  • Acelerar leilões de novos blocos – O Brasil precisa multiplicar seus projetos de exploração e produção enquanto há viabilidade para realizá-los. Um calendário regular de leilões amplia a diversificação e a qualidade dos blocos exploratórios em oferta e traz ganhos em competitividade, criação de empregos e estímulo à economia como um todo.