Setor de serviços em petróleo do Brasil se posiciona para transição energética

A contribuição dos fornecedores do setor de óleo e gás para a transição energética, com entrega de soluções que reduzem emissões e aumentam a eficiência das petroleiras, foi destaque em matéria da Reuters.

Nosso diretor presidente Rodrigo Ribeiro e secretário executivo Telmo Ghiorzi deram uma entrevista sobre o assunto, repercutida em diversos veículos da imprensa: “Não existe dilema sobre se produz petróleo ou reduz emissões, a indústria de petróleo é um componente importantíssimo para a transição energética”.

A transição energética global vai encurtar as oportunidades para produzir petróleo e as petroleiras estão apostando suas últimas fichas nos países mais competitivos. Para isso, o Brasil precisa ser um produtor com baixos custos e emissões, com ambiente atrativo para investimentos.

Regras antigas como exigências de conteúdo local muito rígidas e punitivas para a indústria não seriam bem-vindas nesse momento. “Apostamos no passado em regras rígidas de conteúdo local e isso não deu certo. Não queremos 100% de conteúdo local e zero de atividade”, afirma Rodrigo. Para buscar aprimorar as atuais regras de conteúdo local, um bom caminho seria premiar os projetos que conseguirem percentuais mais altos.

Leia na íntegra:

Reuters: https://economia.uol.com.br/

Antena 1: https://www.antena1.com.br/

Diário do Comércio: https://diariodocomercio.com.br/