Rodrigo Ribeiro comenta sobre transição energética em entrevista para a Drilling Contractor

Capa da notícia "Rodrigo Ribeiro comenta sobre transição energética em entrevista para Drilling Contractor"

Assim como todo o mundo, o Brasil enfrenta os desafios da transição energética. Mas o país está em uma posição estratégica.

Em entrevista para a Drilling Contractor, Official Magazine of IADC durante a Offshore Technology Conference (OTC) 2022, o presidente da ABESPetro Rodrigo Ribeiro falou sobre o momento do setor de óleo e gás.

Com baixos teores de carbono associado à exploração e produção nacional e uma matriz energética com forte presença de renováveis, o Brasil tem a oportunidade de se destacar como exportador de óleo e gás com intensidade de carbono abaixo da média mundial.

Comentou também sobre o mercado de óleo e gás no Brasil, com a crescente diversificação das operadoras que atuam no país, a sanção de grandes projetos offshore e perspectivas de alta produtividade.

Confira alguns trechos da entrevista:

“Apenas 19% das emissões de gases de efeito estufa do país correspondem ao setor de energia e 45% da energia brasileira vem de recursos renováveis. Além disso, a maioria das operadoras e prestadores de serviços no Brasil já está engajada em discussões sobre a redução de sua pegada de carbono.”

“Há espaço para melhorias na redução dos riscos assumidos pelos prestadores de serviços, como a transferência de riscos dos serviços para os contratados e as prorrogações unilaterais que reduzem a previsibilidade das operações no curto prazo. Ainda é preciso trabalhar nesses pontos, assim como nos aspectos financeiros dos contratos, que ainda refletem um mercado superofertado.”

A ABESPetro é uma associação civil sem fins lucrativos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável do sistema de empresas que fornecem bens e serviços para a atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural.