O Brasil como um hub tecnológico

Para além da riqueza em recursos naturais e da condição de exportador de insumos básicos, o Brasil tem potencial para se destacar como um grande hub global de exportação de produtos tecnológicos de maior valor agregado, que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento do país.

A Aker Solutions, por exemplo, é uma associada da ABESPetro que reconhece este potencial e já realizou mais de R$120 milhões em investimentos no Brasil nos últimos 2 anos. Em entrevista à revista TN – Tecnologia & Negócios, Volmir Korzeniewski, o country manager da Aker, ressaltou que a empresa acertou em escolher o Brasil como um dos seus principais hubs de tecnologia:

“Cerca de 90% dos equipamentos submarinos e 100% dos módulos de controles submarinos para projetos globais estão sendo produzidos no país”, afirma. Hoje, o Brasil já é o principal país para a empresa na área de execução de projetos mundiais de subsea e o segundo maior em termos de receita.

Este é só um exemplo de uma tendência que a ABESPetro defende como uma das oportunidades para impulsionar ainda mais o setor de óleo e gás brasileiro.

Leia a entrevista completa.