Relações Institucionais e Governamentais (RIG)
A ABESPetro tem entre suas atividades essenciais o relacionamento com instituições públicas e privadas cujas atividades influenciam a dinâmica do setor de petróleo.
Posicionamentos da ABESPetro
Neste espaço, a ABESPetro formula e divulga seus posicionamentos públicos, construídos a partir das interações entre suas associadas, e de consulta a especialistas nos temas sendo tratados.
Posicionamento – Proposta de elevação da alíquota do Fundo Orçamentário Temporário (FOT) no Estado do Rio de Janeiro
Manifestação sobre o licenciamento da Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o PL 5.066/2020
Nota Técnica – SYNDARMA/ ABEAM/ ABESPetro – Projeto de Lei nº 329/2023
ABESPetro 2024 Report – Summary version
Participações em fóruns externos
A ABESPetro vem ampliando sua participação em fóruns externos, como conselhos e comitês de outras instituições. Entre estas, destacam-se as participações nas instituições e fóruns abaixo
Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE)
Ministério das Minas e Energia – MME
A ABESPetro integra o Fórum Nacional de Transição Energética – FONTE, que é um “instrumento permanente e consultivo, criado para estimular, ampliar e democratizar as discussões sobre a transição energética no Brasil. Seu papel é apoiar a formulação, implementação e monitoramento da PNTE, promovendo a participação de múltiplos atores.”
Para mais informações clique para acessar: Gov.br/MME e Portaria MME Nº 853.
Comitê da Indústria do Programa de Recursos Humanos (PRH-ANP)
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP
A ABESPetro integra o Comitê da Indústria do Programa de Recursos Humanos da ANP, o PRH-ANP. Este comitê tem por finalidade “apoiar o alinhamento da formação dos talentos no PRH-ANP às demandas reais do mercado de trabalho no setor”.
Fórum Nacional da Indústria (FNI)
Confederação Nacional da Indústria - CNI
A ABESPetro integra o Fórum Nacional da Indústria (FNI), que é um órgão consultivo da diretoria da CNI cuja finalidade é alinhar, definir e indicar prioridades, além de orientar a ação de influência da indústria nacional. É formado por mais de 70 presidentes de associações setoriais nacionais da indústria, convidados pelo presidente da CNI, que também lidera o FNI. O colegiado também é formado por um conselheiro emérito da CNI e pelos vice-presidentes-executivos da CNI.
Clique aqui para mais informações.
Comitê de Qualidade Regulatória
Confederação Nacional da Indústria - CNI
A ABESPetro integra o Comitê de Qualidade Regulatória da CNI. O Comitê tem como objetivo subsidiar a CNI na construção de propostas e posicionamentos para a agenda de Qualidade Regulatória, com foco na estruturação do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (Pro-Reg), e na Estratégia Nacional de Boas Práticas Regulatórias (ENBPR).
Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN)
Confederação Nacional da Indústria - CNI
A ABESPetro integra o Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI, o COPIN, que é um órgão consultivo que assessora a alta direção da CNI na definição e priorização de estratégias de política industrial. Reúne presidentes de federações estaduais e líderes de setores industriais relevantes, além de conselheiros eméritos e vice-presidentes executivos da CNI, convidando esses atores a participar de forma proativa no desenho de uma agenda industrial robusta.
O COPIN orienta a formulação de políticas que elevem a competitividade da indústria brasileira, tendo como lógicas norteadoras: abordagem transversal dos temas; impacto econômico setorial e nacional; sinergia com o contexto internacional; visão de curto, médio e longo prazos; e mobilização ativa dos diversos segmentos do setor. As recomendações elaboradas pelo Conselho subsidiam as ações de advocacy da CNI junto ao governo e influenciam o ambiente normativo e regulatório para o fortalecimento da indústria nacional.
Clique aqui para mais informações.
Faça parte da associação que representa o primeiro elo da cadeia produtiva
Instituições com quem nos relacionamos
A ABESPetro interage com diversas outras instituições que estão relacionadas com a cadeia produtiva do setor de petróleo. Estes relacionamentos têm por finalidade construir e aprimorar as coalizões que promovem o avanço contínuo da atividade e dos indicadores socioeconômicos da cadeia produtiva.
Dentre as instituições com as quais interagimos, destacam-se as seguintes: