Quem somos
Conheça a história, a estrutura e a governança da ABESPetro.
Sobre a ABESPetro
O Brasil é hoje um importante produtor e exportador de petróleo, contando com dezenas de petroleiras em operação em seu território.
A cadeia produtiva desta indústria é composta pelas empresas que criam, fabricam, produzem e operam os bens e serviços utilizados pelas petroleiras nas atividades de Exploração e Produção (E&P) de petróleo.
Muitos dos segmentos e das empresas da cadeia produtiva da indústria brasileira de petróleo são atualmente capazes de atender as demandas locais e internacionais das petroleiras. Há um potencial de desenvolvimento para outros segmentos e empresas que pode e deve ser transformado em realidade. À medida que este potencial se realiza e a capacidade é expandida para mais segmentos e mais empresas, aumenta a capacidade de superar os desafios da (re)industrialização da economia brasileira.
A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro) é a entidade de classe que representa os fornecedores do primeiro elo da cadeia produtiva deste setor estratégico. A Associação atua por meio de estudos e análises técnicas e socioeconômicas, que embasam o diálogo com organizações privadas e com o poder público, sempre com o objetivo de formular e defender políticas públicas que visem realizar o potencial da cadeia produtiva da indústria brasileira do petróleo.
Há permanentes desafios e ameaças ao propósito de tornar realidade o potencial da cadeia produtiva da indústria brasileira de petróleo. Por isso, a ABESPetro trabalha para que a indústria brasileira seja capaz de evitar mudanças indesejáveis ao setor, assim como torná-lo capaz de absorver as mudanças inevitáveis, de modo a minimizar os efeitos sobre seu desempenho. Estas capacidades definem o que chamamos de robustez da cadeia produtiva, condição essencial para a sustentabilidade e o crescimento do setor.
Nosso foco é acumular recursos humanos e materiais para o desenvolvimento de inovações tecnológicas, sempre ampliando para atender, para além da demanda local, a demanda internacional. Isso compõe nossos pilares de atividades. As inovações e a exportação de bens e serviços sofisticados são instrumentos muito eficazes para o aumento progressivo da robustez de qualquer setor industrial, o que se aplica também para a cadeia produtiva da indústria brasileira de petróleo.
Este contexto, propósito, definições e objetivos sustentam a Visão e da Missão da ABESPetro.
Sobre a ABESPetro
A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo, ABESPetro, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de história. Seu Estatuo inclui, entre outros objetivos:
“Promover a defesa dos interesses coletivos das Associadas perante o poder público vinculado às esferas Federal, Estadual e Municipal, agências e/ou órgãos reguladores e demais entidades da Administração Pública direta ou indireta, bem como a outras entidades de classe e a indústria em geral”
A ABESPetro representa as empresas que desenvolvem as inovações e produzem os bens e serviços utilizados pelas petroleiras e empresas de energia para produzir petróleo, gás natural e energias renováveis.
ABESPetro foi fundada em 8 de março de 2004. São mais de 20 anos atuando para fortalecer o sistema produtivo representado pelas empresas que inovam e produzem os bens e serviços utilizados na produção de energia.
Missão
Formular e defender políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento da capacidade da indústria brasileira de bens e serviços de petróleo em atender às demandas locais e internacionais da atividade de E&P.
Visão
Tornar a cadeia produtiva brasileira uma referência global em inovação tecnológica, segurança e eficiência operacional e atendimento das demandas das petroleiras em sua atividade de E&P no Brasil e no mundo.
Governança
A missão da ABESPetro é cumprida por meio da interação constante com organizações públicas e privadas que influenciam a dinâmica da cadeia produtiva de petróleo. Os fóruns internos da associação orientam e fundamentam essas interações, fortalecendo a representatividade e a atuação estratégica da entidade no setor.
Na figura abaixo, você confere a estrutura de governança da ABESPetro, de acordo com o nosso Estatuto Social. Para saber mais, baixe aqui e conheça o nosso Estatuto Social.
Assembleia Geral (AG)
Órgão máximo da administração da ABESPetro, é integrado por representantes das empresas associadas, os Representantes Oficiais (ROs). Cada empresa tem direito a um voto nas deliberações submetidas à Assembleia Geral (AG). Não há distinção relativa ao porte ou ao segmento de atuação das empresas. A AG elege os integrantes do Conselho de Administração (CA) e do Conselho Fiscal (CF). A AG delibera sobre o orçamento da associação, sobre inclusão de novas associadas, e sobre outros temas que requeiram decisões coletivas das Associadas.
Conselho de Administração (CA)
O Conselho de Administração (CA) é integrado por 8 Representantes Oficiais de empresas associadas. Eles são eleitos pela Assembleia Geral. Os mandatos do CA são divididos em dois grupos de 4 integrantes. Cada integrante do CA tem mandato de 4 anos. A cada 2 anos são eleitos 4 integrantes do CA. Deste modo, asseguramos ao mesmo tempo continuidade e renovação na composição do CA. O CA define as estratégias e as direções a serem seguidas pela ABESPetro.
Conselho Consultivo (CC)
O Conselho Consultivo (CC) é composto por ex-presidentes do Conselho de Administração da ABESPetro, sendo presidido pelo ex-presidente mais recente. Sua principal finalidade é preservar a memória institucional da entidade e oferecer suporte estratégico aos demais órgãos de governança, em situações que demandem reflexão aprofundada sobre diretrizes e caminhos a seguir.
Conselho Fiscal (CF)
O Conselho Fiscal (CF) é composto por 3 integrantes titulares e 3 integrantes suplentes. Todos os 6 são eleitos pela Assembleia Geral. As atribuições do CF incluem análise de relatórios contábeis e recomendações sobre orçamento e controles fiscais da ABESPetro.
Comitê de Ética e Integridade (CEI)
O Comitê de Ética e Integridade (CEI) é composto por 5 membros titulares e 5 membros suplentes, tendo como objetivo o assessoramento e deliberação de temas relacionados a ética e compliance dentro das atividades da ABESPetro, tratamento de denúncias, discussão sobre políticas internas e verificação da conformidade das ações e tratativas dos Comitês Temáticos, Grupos de Trabalho, Câmaras Setoriais e/ou quaisquer instâncias.
Diretoria Executiva (DE)
A Diretoria Executiva (DE) é composta por profissionais sem vínculos com empresas associadas. A DE é liderada pelo presidente-executivo (PE) e pelo vice-presidente-executivo (VPE), ambos selecionados, indicados e nomeados pelo Conselho de Administração da ABESPetro. O PE e o VPE são responsáveis por selecionar e contratar os demais integrantes da equipe da DE. A DE executa as orientações estratégicas e os direcionamentos estabelecidos pelo Conselho de Administração.
A DE tem em seus quadros especialistas em política industrial e de inovação, em dinâmica da indústria do petróleo entre outros temas de interesse do setor. É a interação deste quadro com os especialistas das empresas associadas que constitui a dimensão Think Tank da ABESPetro. É por meio dos resultados deste Think Tank que a ABESPetro constrói os fundamentos para as interações com o poder público.
A DE conta com o suporte de empresas de assessoria de imprensa, de assessoria jurídica e de assessoria em Relações Institucionais e Governamentais.
Câmaras setoriais (CS)
Comitês Temáticos (CT)
Grupos de Trabalho (GT)
Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais (CS) são fóruns de caráter permanente, cuja finalidade é debater, formular estratégias e propor ações para resolver problemas pontuais e/ou para aprimoramentos de médio e longo prazo de determinados setores/segmentos.
As CSs hoje em atividade são: Serviços de Perfuração de Poços (“CS de Sondas”), Equipamentos e Serviços Submarinos (“CS de Subsea”), e Unidades Estacionários de Produção (“CS de UEP”).
Outras Câmaras Setoriais podem ser criadas, mediante deliberação do CA, em função das necessidades das empresas associadas.
As CSs são compostas por Representantes Oficiais das empresas associadas. Propostas e sugestões de ações provenientes das CSs são avaliadas pelo CA e, se aprovadas, implementadas pela DE.
Comitês Temáticos
Os Comitês Temáticos (CTs) são fóruns permanentes, compostos por profissionais especializados nos diversos temas de interesse da indústria de petróleo, indicados pelas empresas associadas. Nestes Comitês, as associadas da ABESPetro analisam desafios e gargalos, priorizam-nos e formulam sugestões de melhorias para os assuntos de maior interesse das empresas. Alguns Comitês chegam a superar 200 integrantes.
Jurídico
O Comitê Temático Jurídico tem como objetivo melhorar o arcabouço jurídico e regulatório geral do setor de petróleo, com atuação transversal e ativa com outros CTs. Entre suas atividades específicas, estão a revisão e aprimoramento de modelos e cláusulas dos contratos entre empresas da cadeia produtiva e as petroleiras.
SMS
O Comitê Temático de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) tem como objetivo aprimorar as regras, protocolos e requisitos que influenciam as condições de segurança, ambiente e saúde dos profissionais do setor nos ambientes offshore e onshore.
Pessoas
O Comitê Temático de Pessoas tem como objetivo formular e implementar programas e projetos para formar profissionais especializados no setor de petróleo e para aumentar a diversidade e a inclusão de pessoas no setor. Entre outras iniciativas capitaneados por este Comitê, destaca-se o programa de formação e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs).
Tributário
O Comitê Temático Tributário tem como objetivo formular e defender melhorias para as regras tributárias que viabilizam e estimulam o desenvolvimento econômico do setor de petróleo, como, por exemplo, o Repetro. Este Comitê interage com a Receita Federal, as Secretarias Estaduais da Fazenda e outras instituições que também influenciam as regras tributárias aplicadas à cadeia produtiva do setor de petróleo.
Aduaneiro
O Comitê Temático Aduaneiro tem como objetivo analisar, sugerir aperfeiçoamentos e defender melhorias dos procedimentos de importação e exportação de bens e serviços de petróleo. Um dos seus principais interlocutores é a Receita Federal do Brasil.
Política Industrial
O Comitê Temático de Política Industrial tem como objetivo analisar as regras que influenciam o desenvolvimento de inovações tecnológicas, o adensamento da cadeia produtiva local e a competitividade no ambiente internacional das empresas que compõe à cadeia produtiva da indústria brasileira de petróleo. Entre os temas tratados estão as regras de Conteúdo Local (CL), as regras de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), as regras de compras públicas (Lei 13.303/2016), e outras que influenciam o desempenho e as estratégias das empresas. O Comitê de Política Industrial contribui para formular e defender medidas que promovam o desenvolvimento das capacidades tecnológicas da indústria local.
Grupos de Trabalho
Grupos de Trabalho (GTs), são criados quando algum dos CTs, CSs ou DE da ABESPetro detecta a necessidade de estudo aprofundado sobre temas específicos.
GTs são temporários e têm um entregável definido em Termo de Referência (TR), cujo conteúdo inclui contexto, problema identificado, caminhos de solução, objetivos, metas específicas, prazos, entregáveis etc. Eles são elaborados em conjunto por representantes das empresas, pela DE e por outros interessados, e aprovados pelo Presidente-Executivo.
Equipe ABESPetro
Presidente Executivo:
Telmo Ghiorzi
Vice-Presidente Executivo:
Breno Medeiros
Conselho Administrativo:
Luiz Capellotto
Hugo Neto
Ivan Cruz
Jonas Lobo
Lauro Puppim (Vice-Presidente)
Luana Duffe
Rodrigo Ribeiro (Presidente)
Simão Silva
Conselho Fiscal:
Guilherme Coelho (Titular)
Edmundo Falcão (Titular)
David Richardson (Suplente)
Rodrigo Lemos (Suplente)
Corpo técnico:
Herica Kruger – Gerente de Administração e Conformidade
Mônica Bastos Glod – Coordenadora Administrativa Sênior
Elisa Andrade – Coordenadora de Políticas Públicas
Mariana Finello – Analista de Políticas Públicas
Silvana Leal – Analista Administrativo e Financeiro
Celso Gomes – Estagiário
Presidente do Conselho Consultivo:
Adyr Tourinho
Conselho Consultivo:
Cláudio Makarovsky
Jose Firmo
Paulo Cesar Martins
Antônio Primo Ferreira (in memoriam)
David Richardson
Mauricio Figueiredo
Ricardo Aboud
Comitê de Ética e Integridade:
Sancler Cardozo (Coordenador)
Dayane Souza (Vice-coordenadora)
Gilberto Couto
Natalia Fonseca
Hugo Valente
Coordenação dos Comitês Temáticos:
Michele Rolim – Aduaneiro
Bianca Lima – Aduaneiro
Rayanne Marinheiro – Jurídico
Miriam Yanikian – Jurídico
Silvia Nunes – Pessoas
Mirian Rodrigues Ataíde Cardoso – Pessoas
Thereza Moreira – Política Industrial
Guilherme Matos – Política Industrial
José Saturnino – SMS
Emanuel Carlos Veiga – SMS
Carlos Chambarelli – Tributário
Carlos Trugilho – Tributário
Coordenação das Câmaras Setoriais:
Thiago Schimmelpfennig – Sondas
Sidarta Mocelin – Sondas
Sergio Mariano – Subsea
Edson Montibeller – Subsea
Deise Monteiro – UEP
Rodrigo Rocha – UEP