Notícias > Notícias ABESPetro

13/08/2019

Shell faz descoberta no pré-sal

Mais notícias

Petroleira anglo-holandesa encontrou indícios de hidrocarbonetos em lâmina d’água de 2,067 m

A Shell encontrou indícios de hidrocarbonetos na área de Sul do Gato do Mato, no pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta se deu pelo poço 3-SHEL-30-RJS, cuja perfuração foi iniciada há pouco mais de um mês, com a sonda Brava Star, da Constellation, em lâmina d’água de 2,067 m.

O bloco de Sul do Gato do Mato foi arrematado na segunda rodada de partilha da produção da ANP, em 2017, em parceria com a Total, que detém 20% de participação no projeto. O bônus pago pelo ativo foi de R$ 100 milhões.

A área é contígua ao BM-S-54, onde está o prospecto de Gato do Mato. O projeto de desenvolvimento da produção dos ativos prevê a instalação de um FPSO com capacidade para produzir 90 mil bopd e comprimir 8,5 milhões de m³/d de gás natural a partir do terceiro trimestre de 2023.

Incluindo a descoberta da Shell, chegam a 13 o número de poços pelos quais se encontraram indícios de petróleo e/ou gás natural no país em 2019. Na lista estão descobertas em outras duas áreas de partilha da produção: Peroba, operada pela Petrobras, e Norte de Carcará (Equinor).

Fonte: BE Petróleo | Ana Luísa Egues