Notícias > Notícias ABESPetro

06/12/2018

Petrobras revê meta de 6 milhões de barris

Mais notícias

Petroleira abandona meta e restabelece novo patamar para os próximos cinco anos

A Petrobras não irá mais perseguir a meta de produzir 6 milhões de boe/dia no prazo de cinco anos. A BE Petróleo apurou que a petroleira pretende alcançar uma produção anual média de 3 milhões de boe/dia a 3,5 milhões boe dia, no médio prazo.

A premissa foi estabelecida nas discussões da revisão do Plano de Negócios 2019-2023, divulgado nesta quarta-feira (5/11), sem qualquer menção à nova meta. Segundo fontes, a avaliação interna é de que produzir um volume tão grande é economicamente viável, mas não é interessante para a companhia.

O novo patamar de produção da Petrobras determinado pela Diretoria e pelo Conselho de Administração é sem dúvida mais factível de ser atingido. A proposta interna foi estabelecer uma meta mais real e próxima das praticadas por grandes companhias de petróleo.

Outra premissa estabelecida nas discussões do PN 2019-2023 é buscar um equilíbrio entre o número de unidades afretadas e próprias. O novo plano prevê investimentos totais de US$ 84,1 bilhões, ante os US$ 74,5 bilhões da versão anterior.

Com pouco detalhamento de informação e muito mais conceitual, o PN 2019-2023 aponta para uma Petrobras mais preocupada com a questão da baixa emissão de carbono. Ou seja, mais atenta a investimentos na área de geração solar e eólica.

Fonte: BE Petróleo | Claudia Siqueira