Notícias > Notícias ABESPetro

11/06/2018

Aeroporto já recebe as obras de R$ 25 milhões para reforma de pista

Mais notícias

Com liberação da ANAC, rotina de voos offshore é alterada, mas não vai modificar volume de operações. Conclusão de projeto é para julho de 2019

Planejada há quase duas décadas, e essencial para a rotina econômica local há três anos, após suspensão dos voos comerciais, as obras de reforma e de reforço da pista do Aeroporto de Macaé cumprem o planejamento da Infraero, ao serem iniciadas nesta semana, o que garante o investimento de R$ 25,4 milhões, garantidos pelo Ministério dos Transportes, Portos e da Aviação Civil.

Nesta primeira fase, a equipe da empresa que assinou contrato com a Infraero realiza a raspagem do trecho lateral da pista que possui 1.200 metros de extensão e 30 metros de largura.

O projeto prevê a ampliação do PCN (Pavement Classification Number) da pista que hoje possui numeração 7. Com as obras, a classificação subirá para 19, permitindo assim a operação de aviões modelo ATR 72, que possui a capacidade de 70 passageiros, e que integram hoje a frota de empresas como a Azul, que já operou em Macaé, e a Passaredo.

As obras foram iniciadas após liberação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) do planejamento de alteração dos planos de voos da base, apresentando a nova logística que será adotada em função das obras de reforço da pista.

O documento, denominado NOTAM (Notice to Airman), contém todas as informações necessárias para que as opera- ções aéreas ocorram com segurança e eficiência.

Hoje, a base opera apenas voos offshore. Durante as obras, aeronaves particulares de asas fixas (aviões) não poderão pousar no Aeroporto, assim como grandes aeronaves de asas rotativas.

A Infraero estima que as obras sejam concluídas em julho de 2019, mesma data para a retomada dos voos comerciais.

Fonte: O Debate | Márcio Siqueira
Foto: Kaná Manhães