Quem Somos

História:

Fundada em 08 de março de 2004, a ABESPetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo) é uma associação civil sem fins econômicos e que originou-se de uma das subcomissões do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), especificamente a Comissão de Companhias de Serviço Offshore. Nesta comissão, as empresas discutiam as questões de interesse comum mas não tinham poder de representação porque o IBP é um órgão apolítico.

A partir daí surgiu a necessidade de se criar uma entidade ou associação independente que, em diversos âmbitos, pudesse representar os interesses comuns das empresas de serviço de petróleo.

Esse é o papel a que se propõe a ABESPetro, como reza seu Estatuto:

"Promover a defesa dos interesses gerais e legítimos das Associadas perante o poder público vinculado às esferas Federal, Estadual e Municipal, agências e/ou órgãos reguladores e demais entidades da Administração Pública direta ou indireta, bem como a outras entidades de classe e a indústria em geral".


Missão:

Representar seus associados junto à sociedade e em particular à Indústria do Petróleo, visando a prestação de serviços com crescente qualidade, segurança e respeito ao meio-ambiente e à legislação;

Promover a defesa dos interesses gerais e legítimos dos associados estimulando a cooperação entre os diferentes segmentos da Indústria do Petróleo;

Dar aos associados orientação, assistência e representação em matérias de interesse comum de natureza econômica ou jurídica.


Segmentos:

  • Sondas e serviços de perfuração e completação;
  • Unidades de produção e serviços de operação;
  • Embarcações e serviços de instalação e apoio;
  • Sísmica, Survey e serviços de poço;
  • Serviços de robótica e mergulho;
  • Fabricação e montagem de equipamentos submarinos.